• A descoberta...

  • As marcas do tempo...

  • Um mundo por descobrir...

  • Formações duma beleza ímpar...

  • Luz...

Pode-se definir o estudo físico do carso como sendo a carsologia. Trata-se de uma ciência de síntese que resulta da junção de conhecimentos proveniente de várias outras ciências aplicadas às regiões cársicas. Ciências como a Geologia, Geografia, Geomorfologia, a Química, a Geofísica, a Topografia entre outras contribuem para o desenvolvimento da Carsologia. 

De um modo geral considera-se o carso dividido em Exocarso (fenómenos cársicos que se desenvolvem à superfície, como as dolinas e Poldjes) e Endocarso (fenómenos cársicos que se desenvolvem no interior do carso, ex: grutas). Esta divisão não é estanque pois os fenómenos endocársicos reflectem-se no Exocarso e vice-versa.

O Endocarso é o terreno por excelência dos espeleólogos e onde através destes é possível a obtenção de informação preciosa e essencial para se compreender como o carso se forma, evolui e impacta na vida das populações que dele dependem para a sua vida. Deste modo podemos considerar que para além das Ciências acima referidas, a contribuição para o estudo do carso dada pela Espeleologia é essencial para um correcto conhecimento e compreensão do carso. 

O objectivo da área de Carsologia da Comissão Científica da FPE é facilitar o contacto e a troca de informações entre os cientistas das várias Ciências acima referidas e os espeleólogos de modo a permitir uma colaboração eficaz e útil para todos. Se bem que sejam essenciais as informações trazidas pelos espeleólogos, também os conhecimentos disponibilizados pelos especialistas das várias áreas podem-se revelar preciosos para a exploração espeleológica, permitindo prever o desenvolvimento de sistemas de grutas, provar a ligação de grutas e o desenvolvimento de meios de prospecção e localização de superfícies entre outros exemplos.

A comunicação acima referida é indispensável e embora dependa sempre da vontade de todos os intervenientes, cá estaremos nós para facilitar o intercâmbio de conhecimentos e os contactos entre aqueles que tiverem vontade de trabalhar e de partilhar.

Texto - Paulo Rodrigues

 

 

Login


Fédération Séléologique Européenne
Union Internationale de Spéléologie