• A descoberta...

  • As marcas do tempo...

  • Um mundo por descobrir...

  • Formações duma beleza ímpar...

  • Luz...

Grupo Temático de Quirópteros

Comissão Científica da FPE

A 26 de Outubro de 2013 vão decorrer as II JORNADAS QUIROPTERIANAS em Sintra, Quinta da Regaleira. Estas jornadas serão organizadas pelo Centro de Investigação da Regaleira (CIR).

O CIR é uma plataforma com base na Fundação Cultursintra, Associação dos Espeleólogos de Sintra e Federação Portuguesa de Espeleologia. A orientação e avaliação científica do CIR está protocolada com a Universidade do Porto (CIBIO), Universidade de Aveiro (CESAM), Universidade de Lisboa (CBA)e Universidade de Évora. Tem ainda como parceiros o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Universidade do Minho, Universidade Aberta e Instituto Superior de Agronomia.

As Jornadas Quiropterianas tem como objectivo dar a conhecer o que tem estado a ser feito em Portugal em torno dos Morcegos. O Evento conta com apresentação das investigações em curso na Regaleira, objecto de douturamentos, mestrados esp;licenciaturas. Esta será uma grande oportunidade para conhecer o que tem estado a ser feito em Portugal em torno dos Morcegos, tanto na Investigação, como na Conservação e ainda na Educação e Divulgação Ambiental.

Haverá lugar à atribuição de prémios para a melhor "apresentação" e melhor "poster" e muitas outras surpresas.

Reserva já este dia na tua agenda.

Para mais informações e/ou inscrições visitem o site oficial aqui

Mostra de projectos de Conservação Ambiental com a presença de vários promotores nacionais. Acesso gratuito aos visitantes da Quinta da Regaleira dias 26 e 27 de Outubro, Oficinas Ambientais para jovens dos 6 aos 12 anos no Domingo dia 27 a partir das 15 horas. Inscrições (sujeitas ao número de vagas) no local ou para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Exibição continuada de Documentários Científicos sobre morcegos. Acesso gratuito aos visitantes da Quinta da Regaleira todos os dias 15h e 17h, Sábados e Domingos 11h, 15h e 17 h. Escolas segunda a sexta 11h com marcação prévia para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Noite Internacional dos Morcegos irá acontecer no próximo dia 26 de Outubro pelas 21horas na Quinta da Regaleira. As inscrições poderão ser feitas através do site oficial aqui

Exposição de Ilustração Científica "Morcegos de Portugal" de autoria de Lúcia Antunes. Acesso gratuito aos visitantes da Quinta da Regaleira. Todos os dias das 15h às 17h, Sábados e Domingos 10h às 18h. Escolas de segunda a sexta feira às 11h30 com marcação prévia para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  

As épocas de hibernação e de criação dos morcegos afiguram-se como os períodos mais sensíveis para estes mamíferos. Estas são alturas em que qualquer perturbação poderá ter efeitos nefastos bastante significativos, devido principalmente à escassez de alimento disponível (na época de hibernação) e à fragilidade das crias e juvenis (durante a época de criação).

No âmbito da celebração do Ano do Morcego 2011/2012, têm vindo a ser desenvolvidas uma série de iniciativas por todo o país e também pela Europa.

Integradas na XV Noite Europeia dos Morcegos, anunciamos agora a realização de 4 visitas, de entrada livre, que irão proporcionar ao público a oportunidade de contactar com o ambiente em que vivem os morcegos, aprendendo um pouco sobre estes mamíferos ameaçados de extinção.

As visitas realizam-se em locais que, para além de albergarem morcegos de várias espécies, são conhecidos do grande público pela sua riqueza arquitectónica e/ou natural: a Tapada Nacional de Mafra, o Palácio Nacional de Mafra e a Quinta da Regaleira (Sintra) - (reservas em: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Contamos com a sua presença!


A Comissão Organizadora

 

A Comissão Organizadora

Gabriel Mendes,

Marta Borges

Rosário Pinheiro

Junto o link da entrevista que fizeram para anunciar os documentários que estamos a fazer com a Universidade Aberta.

http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=27342&e_id=10&c_id=8&dif=tv

Entrevista de 2011-05-29 aos 11:30 até aos 20:00.

ANO INTERNACIONAL DO MORCEGO

São um dos grupos de mamíferos mais ameaçados e a presença cada vez maior de parques eólicos é um risco constante. No entanto, cada vez mais a tecnologia procura ser um aliado importante para a sobrevivência dos morcegos. Para fomentar a protecção destas espécies, as Nações Unidas decretaram que 2011/2012 é o Ano Internacional do Morcego...

http://fpe-espeleo.org/documentos/055_Morcegos_e_eolicos_Agua_e_Ambiente_Maio_2011.pdf

Login


Fédération Séléologique Européenne
Union Internationale de Spéléologie