• A descoberta...

  • As marcas do tempo...

  • Um mundo por descobrir...

  • Formações duma beleza ímpar...

  • Luz...

Espeleo ResgateCaros Espeleólogos,

Anunciamos a realização do Workshop Espeleo-Resgate 2013, o primeiro organizado pelo Projeto Espeleopolge Mindinho e Contenda e dedicado ao Resgate em Gruta.

Esta ação de formação, a ter lugar nos dias 25 e 26 de maio, tem como objetivos a abordagem de aspetos organizacionais e práticos num resgate e ainda o enquadramento, com segurança, de um resgate em manobras de cordas.

O Workshop não substitui formação em Espeleo-resgate.

A organização do evento conta com a colaboração dos formadores/espeleólogos Joaquim Galvão – Monitor da Comissão de Ensino da FPE e Orlando Elias (Russo) – Detentor do Curso de speleo-secours-francais em 2012.

As inscrições estão abertas até ao dia 15 de maio e são limitadas a um máximo de 30 participantes.

O resultado do valor das inscrições será utilizado para financiar o Projecto Espeleopolge Mindinho e Contenda, cujo desenvolvimento está a cargo de três associações federadas em parceria:

   • GEM – Grupo de Espeleologia e Montanhismo;
   • NEUA - Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro;
   • ALTO RELEVO – Clube de Montanhismo;

Para mais informações, poderão consultar o folheto anexo a este artigo clicando aqui.

Participem!

Gruta do Almonda no novo Calendário de 2013 da SCURION
Já está disponível o novo Calendário da SCURION para o ano de 2013, da autoria do fotógrafo Víctor Ferrer e do grupo de Fotografia Subterrânea Flash Black Corb.
Para além de fotografias tiradas em sessões fotográficas em Espanha, França e Itália, merece o nosso destaque a fotografia do mês de dezembro, tirada em Portugal, por ocasião do I Congresso de Fotografia Técnica em Gruta, na Gruta do Almonda.
Portugal será assim o cartão de visita da SCURION para o mundo inteiro, durante o mês de dezembro de 2013.
Vejam o vídeo aqui
 
GEM - Grupo de Espeleologia e Montanhismo
Cartaz 15 dezembro
 

É já no próximo dia 15 de dezembro que se realiza a Sessão de Apresentação de Resultados e a Inauguração da Exposição de Fotografia Integrados no I Congresso de Fotografia Técnica em Gruta, organizado pelo GEM - Grupo de Espeleologia e Montanhismo.

Ambos os eventos contam com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa e terão lugar no Centro de Interpretação do Espaço Monsanto, pelas 10h00.

A entrada (excluindo almoço) é livre, mas se incluir almoço, o valor da inscrição é de 15 € por pessoa. Neste caso é necessário confirmação até dia 11 de dezembro de 2012, para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mais informações em: www.fotografia-tecnica-gruta.gem.pt

 

I CONGRESSO DE FOTOGRAFIA TÉCNICA EM GRUTA 2.ª saída de campo – Gruta do Soprador do Carvalho Após o grande entusiasmo que a primeira saída de campo (Gruta do Almonda) provocou nos participantes do I Congresso de Fotografia Técnica em Gruta, é com enorme prazer que anunciamos a segunda saída de campo, a ter lugar nos próximos Sábado e Domingo, dias 21 e 22 de outubro de 2012, na Gruta do Soprador do Carvalho (Sistema Espeleológico Dueça), em Penela. Mais uma vez irão participar espeleólogos e fotógrafos que explorarão o ambiente daquela gruta para testarem novas técnicas fotográficas. O Congresso, cuja organização é da responsabilidade do GEM – Grupo de Espeleologia e Montanhismo, pretende divulgar e aprofundar, em ambiente de partilha mútua, conceitos e técnicas associadas à atividade de fotografia em Gruta e, consequentemente debater questões relacionadas com a salvaguarda e preservação do meio ambiente que envolve as grutas, bem como respetiva fauna e flora. As fotografias tiradas neste próximo fim-de-semana, juntamente com as tiradas na primeira saída de campo na Gruta do Almonda, farão parte de uma exposição que será inaugurada no dia 15 de dezembro, no Centro de Interpretação do Espaço Monsanto, onde serão apresentados os resultados deste projeto pioneiro no nosso país. O público-alvo que se pretende atingir é, em primeira linha, a comunidade de espeleólogos e de fotógrafos nacionais, no entanto o público em geral estará convidado a participar na sessão final de apresentação de resultados, que será aberta à imprensa. O projeto conta com a parceria da STEA – Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia e o apoio da Federação Portuguesa de Espeleologia, das Câmaras Municipais de Lisboa, Cascais e Penela e do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire. Convidamos todos a marcarem a sua presença no dia 15 de dezembro e a participarem nas sessões de debate, onde novas ideias serão decerto debatidas. Necessária confirmação para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Mais informações em www.fotografia-tecnica-gruta.gem.pt

1_congresso_espeleofoto_gem_2012
É com enorme prazer que anunciamos o I Congresso de Fotografia Técnica em Gruta, um projeto pioneiro e inovador, organizado pelo GEM – Grupo de Espeleologia e Montanhismo, com o objetivo de criar uma plataforma de discussão, partilha e divulgação de temas relacionados com as técnicas de fotografia em grutas com atenção à salvaguarda e preservação do meio ambiente. 
 
As atividades irão dividir-se entre sessões teóricas e atividades de campo. As atividades de campo terão como cenário uma gruta situada na paisagem natural da Serra d´Aire e outra situada na Serra de Sicó.

Login


Fédération Séléologique Européenne
Union Internationale de Spéléologie