http://www.fpe-espeleo.org/images/FPE_logo.png
f m
  • Algar da Bajanca

  • Buracas do Casmilo

  • Gruta do Frade

  • Gruta do Frade

  • Gruta Salir do Porto

  • Malhada de Dentro

  • Soprador do Carvalho

  • Olhos de Água do Anços

Copyright 2024 - Custom text here

13º EuroSpeleo Fórum em Sofia

Congresso FSE 2019O 13º Eurospeleo Fórum decorreu em Dolni Lozen Sofia em Bulgária, onde participaram cerca de 200 espeleólogos. Portugal esteve representado por Vitor Amendoeira e Fernando Pires.

Durante o congresso decorreram 71 apresentações, tudo isto foi possivel com o voluntariado dos espeleólogos. Decorreu tambem o 6o EuroSpeleo Simpósio de Protecção, o 2o EuroSpeleo Show Cave Symposium, o 7o EuroSpeleo Image’In Film Festival e o Symposium “Techniques for Remote Location of Unknown Underground Cavities.

O evento também acolheu a Assembleia Geral de 2019 (GAM) da Federação Espeleologia Europeia (FSE). Os delegados presentes foram: Ged Campion (FSE President, UK), Alena Gessert (General-Secretary, Proxy SK), Michael Laumanns (FSE Vice-Secretary, DE + Proxy DK), Ernest Geyer (FSE Vice-Treasurer, AT + Proxy AM), René Scherrer (CH), Jean-Claude Thies (LU), Silvia Goutier (NL + Proxy BE), Antoniya Vlaykova (BG), Michel Isnard (FR), Vitor Amendoeira (PT), Csaba Egri (HU), Manuel Gonzáles Morales and Hilario Ubiedo de Oñate (ES), Teo Barisić and Neven Šuica (HR), Miha Čekada (SL), Jelena Calić (Proxy RS), Ferdinando Didonna and Ricardo Corazzi (IT), Spencer Coca (RO), Elina Saarinen (FI), Ewelina Raczynska (Proxy PL), Bülent Genç (TR).
 

Ler mais...

11º Congresso da ECRA - European Cave Rescue Association

ECRA 2018

No seguimento do trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho de espeleo-socorro, a Federação Portuguesa de Espeleologia, esteve representada pelo seu vice-presidente Sérgio Barbosa no 11º congresso da “ECRA” European Cave Rescue Association, por, e formalizou o pedido de entrada para a referida associação, tendo sido este aprovado na Assembleia Geral. Juntamente com Portugal entraram também, a Turquia, a Polónia e a Suíça.

Neste momento a ECRA inclui 18 grupos de espeleo-socorro da europa e ganha cada vez mais importância no panorama mundial, de onde se destaca um pedido do Japão para participar nos treinos da ECRA.

Simultaneamente, decorreram treinos técnicos onde os diferentes países demonstraram as diferentes técnicas e abordagens, assim como apresentações do modo de atuar e estrutura.
De destacar as apresentações sobre o funcionamento da colaboração entre o espeleo-socorro e as diferentes autoridades nacionais em diversos países, assim como a possibilidade de colaboração entre países, em caso de necessidade.

Ler mais...

12º EuroSpeleo Fórum em Ebensee

eurospeleo 2018O 12º Eurospeleo Fórum decorreu na bonita localidade de Ebensee na Áustria, onde participaram 691 espeleólogos de 40 países E 6 Continentes. Portugal esteve representado por Vitor Amendoeira e Marta Borges.

Durante o congresso decorreram 138 atividades de campo, efectudadas 122 apresentações, e tudo isto foi possivel com o voluntariado de 165 espeleólogos. Este Congresso foi o maior Evento espeleológico de sempre na Áustria. Decorreu tambem o 5º EuroSpeleo Simpósio de Protecção, O 1º EuroSpeleo Protection Symposium, o 1º EuroSpeleo Show Cave Symposium, o 5º EuroSpeleo Image’In Film Festival e o 1º EuroSpeleo Art Symposium (ESAS).

Ler mais...

11º EuroSpeleo Fórum em Ferrieres

11 FES 2017Mais de 300 espeleólogos de países europeus e de outros países, incluindo a China, participaram do 11º Fórum EuroSpeleo em Ferrieres (Bélgica), de 15 a 17 de setembro 2017. Portugal esteve representado pelo seu vice-presidente, Sérgio Barbosa e pelo seu Tesoureiro, Flávio Lucas.

O encontro teve lugar como parte da Speleologische Dagen, organizada por espeleólogos belgas e holandeses. O evento também acolheu a Assembleia Geral de 2017 (GAM) da Federação Espeleologia Europeia.

A Assembleia Geral da FSE aprovou o regulamento Interno da Comissão Europeia de Resgate Cave (ECRC), que tem como presidente Antoniya Vlaykova. Aqui, foi também votada a entrada de vários delegados indicados pelas Federações Nacionais, que farão parte de um corpo de trabalho da Comissão Europeia de Resgate Cave.

De referir também a alteração das regras para submissão de projetos ao “Eurospeleo Projects”, sendo agora mais fácil cumprir os requisitos.

Também o trabalho da F.S.E. na base de dados wikicave foi motivo de debate, sendo neste momento uma base de dados onde se pode introduzir os trabalhos espeleológicos realizados um pouco por todo o mundo.

Foi eleita a espeleóloga Eslovaca e geomorfologista cársica Alena Gessert, como nova Secretária Geral da FSE para o mandato que termina em 2021. O presidente do FSE, Ged Campion e o vice-tesoureiro Ernest Geyer, foram reeleitos para o novo mandato, até 2021.

Vários relatórios sobre os grupos de trabalhos e parceiros foram também apresentados e discutidos.

Um grande número de passeios e apresentações, bem como um esplêndido buffet, contribuíram para o sucesso do EuroSpeleo Forum. Agradecemos aos nossos colegas flamengos do Verbond van Vlaamse Speleologen, aos nossos amigos holandeses da Speleo Nederland e aos espelegrais valoniais da Union Belge de Speleologie a organização deste excelente evento!


Texto – Vítor Amendoeira e Sérgio Barbosa

A FPE no 17º Congresso Internacional de Espeleologia

Australialogo3O 17º Congresso Internacional de Espeleologia realiza-se em Sydney de 23 a 29 de Julho 2017, com o tema - Caves in an Ancient Land (https://www.speleo2017.com/).

A comitiva Portuguesa é constituída por: Presidente da Direção - Vítor Amendoeira, o Presidente da Comissão Ensino - Rui Andrade e Vice-Presidente da Comissão de Ensino - Pedro Pinto mais a espeleóloga do GEM, Marta Borges.

A nossa representação pretende valorizar a espeleologia Portuguesa e dar a conhecer alguns trabalhos relevantes realizados recentemente

Serão apresentados no Speleo 2017 trabalhos de Portugal sobre Contenda cave genesis (Estremenho karst massif , Portugal), resultados da Expedição Angola 2010 e Projecto “Fatuk-kuak hosi Timor Lorosa’e” 2016/2017.

A Direção da FPE agradece a todos os espeleólogos envolvidos nos trabalhos, pelo esforço e contributo nas publicações apresentadas.

 

A Federação Portuguesa de Espeleologia representa 23 associadas de todas as regiões do País, aproximadamente 80% dos grupos de espeleologia e dos praticantes de espeleologia activos em Portugal.

Têm como função inerente a de representação e regulação da actividade espeleológica a nível nacional.

CUEVATUR 2016 - Nerja (Málaga)

cuevatur2016 A FPE foi representada por: Presidente da Direção - Vítor Amendoeira, a Secretária da Direção - Marta Borges e pelos espeleólogos: Vitor Toucinho (GEM) e Ana Pita Barros (GEM).

Podem consultar o livro das atas aqui

CUEVATUR 2014 - Aracena (Huelva)

cuevatur2014Nos próximos dias 2 a 4 de outubro de 2014 realizar-se-á em Aracena (Huelva) o 1º Congresso Ibero-Americano e 5º Congresso Espanhol sobre Cavernas Turísticas “Ibero-America subterrânea”

CUEVATUR tem sido o local de troca de experiências e conhecimentos dos gestores das cavernas turísticas, mas também o ponto de referência para os responsáveis da abertura de novas cavidades para o uso turístico, ja que alí se encontram os principais especialistas de minas e cavernas turísticas.

Após o processo de criação da Associação Ibero-Americana de cavernas turísticas, Actiba, e coincidindo com o centenário do condicionamento e abertura a visitação turística da Gruta das Maravilhas, Aracena vai sediar o I Congresso Ibero-Americano em cavernas turísticas, onde se realizará a Assembleia Geral da Actiba.

A FPE fará representar-se pelo Presidente Vitor Amendoeira e Diogo Caetano da Associação dos Amigos dos Açores – Associação Ecológica.

Vitor Amendoeira representa a FPE na Assembleia Geral da Actiba e Diogo Caetano apresenta uma comunicação com o Título “Modelo de Gestão da visitação científica, educacional e turística da Gruta do Carvão – Ponta Delgada, Açores, Portugal”.

16º ICS - Congresso Internacional de Espeleologia

Teve lugar de 21 a 28 de Julho, Brno - Morávia do Sul - Republica Checa, o 16º Congresso Internacional de Espeleologia, promovido pela UIS.

A FPE, representou Portugal na qualidade de Organização Nacional de Espeleologia, reconhecida pela UIS desde Julho de 2012. Em nome da FPE estiverem presentes nos trabalhos e na Assembleia Geral: Paulo Campos; Pedro Pinto e Manuel Soares.

Dado o impasse ainda existente com o reconhecimento, por parte da UIS, de duas Organizações Nacionais. Foi promovida pela Direcção da UIS uma tentativa de conciliação entre os delegados nomeados pela FPE e pela SPE. Desta tentativa de conciliação resultou uma intenção de reunião entre a FPE e a SPE para discussão da futura nomeação de delegados

A FPE em Millau 2013

Cartaz MillauA Federação Portuguesa de Espeleologia fez-se representar em Millau nos 50 anos da Federação Francesa de Espeleologia, através de quatro espeleólogos: Vitor Gandra (FPE/ARCM), Ulisses Lopes (FPE/GEM), Vitor Amendoeira (GEM) e Paulo Rodrigues (GEM) e estiveram também na comitiva mais três espeleólogas: Marta Borges (GEM), Sandra Lopes (GEM) e Márcia Cruz (CEAE-LPN).

A comitiva tevecomo propósito felicitar a sua congénere pelos seus 50ª anos de existência, participar na reunião da FSE, apresentar os 3 trabalhos de várias atividades do GEM divididos por duas categorias:

Categoria de Filmes:

Torrent de LLI ou de Valldemossa (ver aqui);

1er congrès Portugais de la photographie Technique en grotte (ver aqui).

Categoria de diaporamas:

Contenda cave genesis and development (ver aqui).

Mais de 1500 espeleólogos aderiram a este grande evento, o grande chefe da organização do congresso, Jean-Pierre Gruat, junto com toda equipa de Millau 2013 (CDS Aveyron et CSR Midi-Pyrénées), feito com muito trabalho dia e noite.

Ler mais...

Associadas

ceae-lpn.jpg

 

 

 

 

 

 

© Federação Portuguesa de Espeleologia, APD - 2023